GESTOS TERAPÊUTICOS

                                                                                       O tripé

Esta terapia consiste em corrigir os dismorfismos, ou seja, fazer o percurso inverso do ciclo Mézières. Assim, nós só temos que corrigir o bloqueio respiratório em inspiração, as hiperlordoses e as rotações.

 

"Constatámos que o único alongamento (o autêntico, sem permitir que se façam compensações) dos grupos musculares posteriores fortifica os grupos anteriores.

Afirmámos ainda que não é possível fortalecer correctamente (no que respeita à "bela forma") os músculos anteriores, se não se reduzir o excesso de tonicidade dos músculos posteriores.

 

Uma vez mais, não é ao nível do local da dor que devemos tratar nem a incapacidade a qual procuramos recuperar.

 

A causa estará noutro local, sendo sempre a mesma: a hiperlordose. Somente a aplicação do nosso método retira a dor sem lhe tocar, restabelece a mobilidade sem a solicitar e isto porque se restabeleceu a morfologia."

 

 

                                                                           e os gestos terapêuticos:

1.    Descontraturar os músculos: alongar um músculo ou um grupo de músculos lordosantes para impedir ou anular uma acção compensadora.

2.    O relaxamento muscular: diminuição do tónus muscular da musculatura lordosante, como por exemplo, a postura em decúbito dorsal assente numa superfície dura.

3.    O estiramento muscular: alongar um músculo ou uma cadeia muscular para além da sua elasticidade. O estiramento no músculo é duradouro e plástico, ou seja, é a fluidez do músculo que permite esta "deformação". Fluidez é o alongamento plástico de um material semi-fluido.

4.    A contracção excêntrica: é a contracção de diversos grupos musculares tal que ela provoca um alongamento destes mesmos grupos musculares. Por exemplo: a contracção em simultâneo dos isquiotibiais e dos tricípites surais, provoca uma extensão do membro inferior ao nível do joelho.

5.    O trabalho muscular activo: o trabalho dos músculos anteriores, tais como o quadricípete ou os músculos abdominais.

72 rue du Chateau

92100 Boulogne-Billancourt

01 46 05 08 33

drouard.jeanmarie@free.fr

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now